terça-feira, 28 de outubro de 2014

Campanha Outubro Rosa no Municipio de Santa Teresa



por Joyce Minchio Pinto


O mês de outubro trouxe consigo um evento de conscientização muito importante a respeito da saúde da mulher, o Outubro Rosa, que é um movimento internacionalmente conhecido em todo o mundo, cujo o nome se remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Tal movimento, conta com o apoio de empresas e demais entidades, bem como campanhas das Secretarias de Saúde em todo Brasil, buscando a conscientização da população feminina em relação aos cuidados e prevenção do câncer de mama, tal como a realização do autoexame e da mamografia.

No município de Santa Teresa, não têm sido diferente, onde ocorreu em 22/10/2014 uma passeata de adesão à campanha, cujo o lema é Outubro Rosa- Decisão de peito. Além disso a Secretaria Municipal de Saúde promoveu outras ações, tais como palestras, distribuição de materiais explicativos sobre o câncer de mama entre outros.

Vale destacar a importância dessas campanhas no que diz respeito a saúde da mulher, bem como o envolvimento do Estado através da orientação as mulheres que são o público alvo desse movimento, têm sido de crucial importância para que mais mulheres tornem-se adeptas destes cuidados com a saúde.

Em relação à questão de raça, relativo especificamente a dados referentes ao câncer de mama, o site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), traz a publicação da 4ª edição do Retratos das desigualdades de gênero e raça, no qual indica que:

“O percentual de mulheres brancas de 40 anos ou mais que, em 2008, havia realizado exame clínico de mamas, no período inferior a um ano, foi de 45,1%, e, para aquelas que realizaram mamografia, foi de 40,2%. Já para as mulheres negras na mesma faixa etária, este percentual foi de 33,1% e 28,7%, respectivamente”(2011)

Tal informação nos remete dados não apenas sobre questões de gênero intrínsecas a este tema, como também apresenta esses dados no que diz respeito ao quesito racial.


 Desta forma, é importante ressaltar o quanto a informação é valiosa não apenas ao que diz respeito ao público alvo da campanha, mas também avivar tal interesse naqueles que estão em formação, estudantes seja da rede pública ou privada, sobre a importância desse movimento, pois os mesmos podem ser capazes de disseminar a informação a amigos, familiares, conhecidos, tornando possível assim promover uma mudança em relação aos dados referentes ao câncer de mama, que infelizmente ainda se mostram elevados, mesmo através de toda essa divulgação.

Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) -  http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/revista.pdf
Prefeitura Municipal de Santa Teresa - http://www.santateresa.es.gov.br/noticia/348/Passeata-Outubro-Rosa.html

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