terça-feira, 15 de julho de 2014

INFLUÊNCIA NEGRA EM SANTA TERESA



Sabe-se o quanto a cultura proveniente dos povos africanos que para cá vieram ajudaram construir a cultura atual do nosso país, tal como afirma Heilborn (2010, p.86) que menciona que “a Feijoada, a capoeira e o samba, antes vistos como manifestações culturais inferiores devido a sua origem negro-mestiça, passam a representar o que haveria de mais brasileiro”.
Tal cultura negra adotada não se resume apenas aos três aspectos citados por Heilborn, mas a partes de nossa cultura, que algumas pessoas não relacionam com a história de escravidão vivenciada pelos negros. Aspectos estes que hoje estão assumidamente impregnados na cultura brasileira, sendo vivenciada por todas as raças existentes em nosso país.

Um desses aspectos interessantes de ser citado, é em relação a influência musical. Um estilo musical muito apreciado por nós brasileiros é conhecida como Black Music (Música Negra), que abrange Jazz, Blues, Rap, Hip Hop, Samba, Bossa Nova, Soul, entre outras.

município de Santa Teresa, apesar de  ter em sua cultura forte influência italiana, devido a sua colonização de ser composta da maioria de sua população branca, também possui um pouco de suas raízes e cultura inspiradas na cultura negra, uma vez que o munícipio é conhecido também como a terra do Jazz e do Blues.


Tal fama, é provém de um festival que ocorre no município por três anos consecutivos, o Festival  Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa, trazendo ícones da musica internacional e nacional do estilo. No ano de 2014, o Festival ocorreu de 06 a 08 de junho, sendo uma realização da Prefeitura de Santa Teresa, Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O Jazz é uma manifestação artístico-musical proveniente dos Estados Unidos, trazendo a tona um pouco da cultura negra, uma vez que que os africanos escravizados, trouxeram fortes tradições da musica tribal, o que teve forte influência no surgimento desse estilo musical. Já o Blues, também é de origem africana e nos Estados Unidos está ligada as raízes levadas pelos escravos, que usavam o canto, para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, as quais são uma das origens dos "blues".

A bossa nova é um movimento da música popular brasileira, inspirado no Jazz e no samba, que surgiu no final dos anos 50, por compositores de classe média da zona sul carioca.


O gosto musical da população assim como outros aspectos, representa o quanto a cultura negra/africana está enraizada ao que temos como nossa cultura. Não apenas a cultura negra representa o que há de mais brasileiro, mas sim a mesclagem de todas as culturas que fizeram parte da história desse país, que acaba por se configurar como uma identidade brasileira.







GOSTARÍAMOS DE SABER SUA OPINIÃO. 

FAÇA SEU COMENTÁRIO ABAIXO!






Por Joyce Minchio
Pesquisas na Comunidade Pólo - Santa Teresa / ES 
Casos de Discriminação e Preconceito Racial

Fontes:

WIKIPEDIA – Música Negra. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_negra>

WIKIPEDIA – Blues. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blues>

WIKIPEDIA – Jazz. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Jazz>

WIKIPEDIA – Bossa Nova. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_Nova>
PREFEITURA DE SANTA TERESA – História. Disponível em: <http://www.santateresa.es.gov.br/>



Nenhum comentário:

Postar um comentário